sábado, 20 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL


A importância da inclusão digital

Os modernos meios de comunicação,especialmente a Internet,trouxeram para os cidadãos um diferencial no aprendizado e na sua capacitação profissional e, conseqüentemente, maior possibilidade de ascensão financeira. Há estudos que revelam que cada ano adicional de estudo o salário médio do brasileiro é acrescido em 10%.Atualmente,a seção de emprego de qualquer jornal revela que o conhecimento em informática é o item mais básico de qualificação necessária para muitos cargos.Consultorias de RH, como também especialistas da área, afirmaram que a falta no domínio de ferramentas como editor de texto, banco de dados e planilhas é a principal barreira que enfrentam os candidatos a um emprego hoje no Brasil. Um curso para estes três aplicativos, por exemplo, custa em torno de R$1.500,00, um valor extremamente alto para o poder aquisitivo médio do brasileiro, especialmente para os jovens.

Qual, então, a saída para aprender a manusear ferramentas tão essenciais?

A realidade de tudo isso é que muitos brasileiros não têm condições de pagar um simples curso de informática ou adquirir equipamentos e serviços para entrar no mundo digital. Apenas 12% dos domicílios no Brasil possuem computador. Para efeito de comparação, no caso da América Latina, por exemplo, o Chile alcança o índice de 20%. E na maioria dos países asiáticos, então, o índice sobe para 35%. É claro que, paralelamente à inclusão digital, precisamos lembrar que o Brasil é ainda um país com 15 milhões de analfabetos. Fora isso, 29,4% da população do país é formada por analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que não completaram os quatro primeiros anos do ensino fundamental. Cada vez mais, evidenciam-se o reconhecimento e o empenho (educacional) de se encontrar soluções para garantir e popularizar o acesso à Internet. Com isso, pretende-se gerar um avanço na capacitação e na qualidade de vida de grande parte da população, bem como prepará-la para as necessidades futuras.

A alfabetização digital é o principal caminho para a inclusão social, devendo ser tratada como política pública, pois uma pessoa alfabetizada no universo digital terá condições de selecionar e pesquisar informações na Web, processar dados, adquirir conhecimento e, mais importante, transmiti-los, fazendo disso um meio para melhorar sua qualidade de vida.

Todos os cursos e acesso a internet no TELECENTRO DE GUADALAJARA são GRATUITOS.
DIVULGUE ESSA!! POR QUE VALE APENA!

Rafael Lima

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

INTERNET GRÁTIS

INTERNET GRÁTIS


A partir desta Terça -Feira (23-11-2010), daremos início ao cadastramento da população da comunidade de Guadalajara / Paudalho-PE ao acesso gratuito à internet.

Obs: 
Levar um comprovante de residência, documento de identificação e uma foto 3x4.


Horário de Cadastramento e Acesso:

Segunda à quinta: das 10:00 às 12:30h
Sexta -feira: das 09:00 às 12:30h

terça-feira, 16 de novembro de 2010

YOU TUBE: 35 HORAS DE VÍDEOS SÃO CARREGADAS POR MINUTO

Em março o YouTube comemorava o marco de 24 horas de vídeos carregadas a cada minuto. Agora isso mudou bastante: por minuto são carregados para o site cerca de 35 horas.
Isso dá 2100 horas carregadas a cada 60 minutos, ou 50400 horas carregadas por dia. Isso em termos de upload, ou seja, imagine a adição de conteúdo que o site tem.
O popular site de vídeos mantido hoje pelo Google não para de crescer. Algumas mudanças ao longo dos últimos tempos contribuíram ainda mais para a adesão de novos membros:
- O tempo limite dos vídeos aumentou de 10 para 15 minutos.
- O tamanho dos arquivos brutos aumentou mais de 10 vezes ao longo do tempo, chegando a 2 GB pelo uploader padrão.
- Telefones celulares modernos e smartphones em geral facilitam muito o envio de vídeos diversos, que de outra forma talvez não fossem gravados nem enviados para o site.
- Várias empresas permitem fazer upload automatizado para o site por meio da API do serviço, como algumas produtoras de jogos.
Certamente é impossível para uma única pessoa assistir tudo o que há no YouTube. Absolutamente não haveria tempo suficiente, fora que enquanto se assiste um vídeo, mais milhares deles são adicionados. Mesmo com os vídeos removidos por violação de direitos autorais (como clipes e músicas) a quantidade de material original é surpreendente.